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domingo, 5 de setembro de 2010

COMO TRANSFORMAR INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO



16/08/2010














EQUIPE 01
ANA PAULA
JULIANA
MARTA PAULA
RITA DE CÁSSIA
FABIANE ADORNO













Sumário

Introdução _______________________________________________________________04
Aprendizagem significativa __________________________________________________ 05
Aprendizagem mecânica __________________________________________________ 05
Habilidades operatórias ___________________________________________________ 06
As múltiplas linguagens ___________________________________________________ 06
A releitura das informações __________________________________________________ 07
A eleição dos macro objetivos ________________________________________________ 07
A contextualização espacial e temporal _________________________________________ 07
Reversibilidade e divergência _________________________________________________ 08
Uma avaliação pelo ótimo ____________________________________________________ 08
Estratégicas pedagógicas _____________________________________________________ 08
Conclusão _________________________________________________________________ 09
Bibliografia ________________________________________________________________ 10
















Vivemos um período histórico de extrema banalização de informações.
Anos atrás, o professor deveria levar aos seus alunos as informações especializadas de sua disciplina. Mas com o extraordinário avanço dos meios de comunicação e a popularização dos saberes, associados ao que hoje se sabe sobre como a mente humana aprende, reclama por um novo professor.


























Aprendizagem significativa

A aprendizagem significativa é o meio pelo qual novas informações passam a se relacionar de uma maneira não literal ao cognitivo do educando.
Na aprendizagem significativa a informação é captada com maior facilidade.
Esse tipo de aprendizagem elimina os meios que conduzem a uma aprendizagem mecânica.








Aprendizagem mecânica

Na aprendizagem mecânica as informações são adquiridas sem interação alguma aos conceitos existentes na estrutura da cognição.
Portanto a aprendizagem mecânica não conduz à construção do conhecimento.












Habilidades operatórias

As habilidades aparecem propostas para diferentes níveis, mas é evidente que pode ser usada em outro ou, caso o educando não tenha explorado na faixa de idade correspondente, utilizá-la na idade em que se encontra.

EDUCAÇÃO
INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO
MÉDIO ENSINO
SUPERIOR
Observar Enumerar Refletir Flexionar
Conhecer Transferir Criar Adaptar
Localizar no tempo Debater Interagir Planejar
Separar/ Reunir Deduzir Especificar Negociar
Medir Analisar Ajuizar Persuadir
Relatar Julgar/avaliar Discriminar Liderar
Combinar Interpretar Revisar
Localizar no espaço Concluir Levantar hipótese
Classificar Seriar
Criticar Sintetizar






As Múltiplas Linguagens

A alfabetização do aluno deverá ser múltipla em linguagens possíveis de serem usadas para a compreensão de uma idéia.
E mais que essencial que o aluno de qualquer nível ou série, a forma de perceber e, sobre tudo, que um determinado texto consiste em uma maneira de apresentar idéias.
Um olhar atento do professor sobre a vida e o tempo revela as inúmeras linguagens que acompanham nosso cotidiano. A escola de um modo geral se prende nos limites estreitos de uma ou, quando muito, apenas duas linguagens.





A releitura das informações

A releitura que propomos vai além, muito além, de uma segunda leitura.
Significa a decomposição do texto lido.
É importante que o educando participe ativamente do próprio aprendizado, e a releitura permite que se possa experimentar diferentes tipos de pensamentos.
Toda releitura deve se constituir em um estímulo à dúvida, uma exploração do raciocínio intuitivo e dedutivo.



A eleição dos macro objetivos

Os livros didáticos de todas as disciplinas abrigam sempre bem mais temas que os possíveis, mesmo que se pudesse obter de muito mais aulas semanais.
Esse volume de informações é necessário para que cada educador, ao fazer seu plano de aula, selecione os temas segundo os objetivos essenciais que se busca alcançar essa eleição de temas prioritários, seguidos de outros menos essenciais.



A contextualização espacial e temporal

É essencial que o educador conhecendo os seus alunos descubra e construa exemplos de contextualizações.
Dessa maneira, e apenas exemplificando, as notícias de todo dia para que se possa construir e transformar da paisagem que se vê pela janela em aula de geografia.
Fazendo com que o aluno aprenda o distante com incontestável associação ao próximo, que possa perceber sua realidade e do seu meio.




Reversibilidade e divergência

Todo ato pedagógico requer a mentalidade aberta, a atitude investigativa.
Esse fundamento se alcança levando o aluno a descobrir que todo aprendizado pode ser examinado através da perspectiva. É importante também que o educador possa explorar em suas aulas tanto o pensamento convergente de seus alunos como também seu pensamento divergente.



Uma avaliação pelo ótimo

A educação brasileira consagrou a avaliação do educando em atribuição de notas que vieram funcionar como medidas do que se aprende.
Criou-se uma falsa cultura de que o saber se reconhece como peso. Essa mentalidade precisa aos poucos ser substituída, afinal a aprendizagem se constrói não por acúmulo de notas, mas por maleabilidade na maneira de encarar um problema e pensar soluções.



Estratégias pedagógicas

É importante que o educador conheça várias estratégias de ensino e saiba alterná-las com aulas dinâmicas e expositivas onde o educando tenha a possibilidade de interagir.
Acreditamos que a resposta é necessariamente para todas essas questões.
Um jogo de palavras, um painel integrado, projetos de pesquisa, círculo de debates entre outros, são ferramentas admiráveis para um aprender consciente, um crescer significativo.






Concluímos que se faz necessário uma nova visão do educador, que o mesmo deverá estar atento para os novos paradigmas da educação, que deverá ser versátil e criador de idéias para que assim se possa educar com mais precisão para se obter bons resultados.




























Bibliografia

Antunes, Celso, 1937, Como transformar informações em conhecimento/ Petrópolis, RJ: Vozes 2001.

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